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Combate

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1Combate Empty Combate Qua Fev 15, 2012 3:50 am

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Para aqueles que estão iniciando no GURPS, segue uma breve orientação sobre os combates no GURPS. Note que estas explicações apenas norteiam sobre a sistemática de combate. Para saber detalhes, recomenda-se que leia as regras de combate no módulo básico (MB)ou pelo menos no GURPS Lite.

Primeiramente, o jogador precisa ter em mente que o turno em GURPS se da em 1 segundo, então as ações precisam ser bem detalhadas num PBF. Para dar uma maior noção, em um turno normalmente você pode dar um passo e atacar, ou correr, ou só atacar.

O combate em si, de forma muito simplificada, se da seguinte forma. Alguém faz um teste para ver se acertou o inimigo. Tendo sucesso, o adversário faz um teste para ver se consegue se defender. Se o inimigo falhar, então o atacante joga os dados para ver o dano. Depois o adversário é que ataca e o atacante inicial é que faz a defesa. Assim vai ocorrendo a cada turno até que o combate termine.

Além disso, existem diversas manobras que o jogador pode realizar como ataque total e defesa total, dentre outras, mas para isso recomenda-se que leia o MB.

Um outro ponto importante é sobre as armas de fogo. Há diversos fatores que interferem num bom tiro. Tamanho do alvo visível, velocidade deste e distância. Para melhorar o tiro, o personagem pode ficar um turno mirando, o que lhe dará um bônus igual a precisão da arma. Se ficar mais de um turno, conseguirá +1 por turno além do primeiro até um máximo de +3. As armas de fogo tem ainda uma particularidade que elas disparam vários tiros ao mesmo tempo, o que chamamos de cadência (cdt). Então conforme o resultado do ataque, o personagem acertará um ou mais tiros no alvo. Cada tiro fará um dano igual ao descrito para aquela arma. Algumas armas tem um seletor para disparar no modo automático ou tiro a tiro (1 por turno).

As armas de feixe são similares as armas de fogo. A grande diferença é que o tiro conta como um só, então se eu tenho uma pistola laser que faz 2d de dano e tem cdt 4, se todos os tiros acertarem, ele fará um dano de 8d, o que é muito mais fácil penetrar na RD da armadura do que 4 disparos de 2D, pois estes contam separadamente, fazendo apenas um dano máximo de 12 por tiro, enquanto o laser faria um dano máximo de 96 num único ponto.

Espero que essas orientações básicas possam ajudar aos novatos. Fiquem a vontade para tirarem dúvidas.

https://gurpspbf.forumeiros.com

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